Eco-Escolas

                                                                               O Programa Eco-Escolas é um programa implementado pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) e vocacionado para a Educação Ambiental e para a cidadania (www.abae.pt).

A Escola foi contemplada, nos últimos anos, com o Galardão que consiste na atribuição de uma Bandeira, um certificado de Eco-Escola e da autorização de utilização do logótipo das Eco-Escolas.

 O programa desenvolve-se segundo uma metodologia geral composta por sete passos:

 1 – Conselho Eco-Escolas – constituído pelo representante da Câmara Municipal de Viana do Castelo, por um membro da Direcção, pelo coordenador do Projecto Eco-Escolas, pelo coordenador de Projectos do Agrupamento, pelo representante da Associação de Pais, por representantes dos professores dos diversos ciclos, por funcionários e por alunos.

 2 – Auditoria ambiental – levantamento da situação ambiental da Escola, efectuada através de inquéritos distribuídos a algumas das turmas.

 3 – Plano de acção – actividades a desenvolver de acordo com os oito temas gerais de trabalho: água, resíduos, energia, ruído, transportes, agricultura biológica, espaços exteriores e biodiversidade e um tema do ano, à escolha entre os seguintes: biodiversidade: floresta e/ou mar.

 4- Monitorização e avaliação, permite a reformulação e adaptação do plano ao longo do ano lectivo.

5- Trabalho curricular – actividades desenvolvidas pela comunidade educativa, para as quais é necessário o envolvimento das turmas.

6- Informação e envolvimento da Escola e Comunidade – divulgação das actividades desenvolvidas à comunidade.

7- Eco-Código – Elaboração de um código de conduta ambiental.

Uma Eco-Escola pressupõe uma Escola que pretende melhorar o seu desempenho ambiental, a gestão do espaço escolar e sensibilizar a comunidade. Pretendendo dar continuidade ao Programa no presente ano lectivo, envolvendo o maior número de pessoas possível, apresenta-se uma listagem de actividades que poderão vir a ser desenvolvidas nas áreas curriculares não disciplinares de Formação Cívica e Área de Projecto ou, se assim o entenderem nas áreas curriculares, integradas no Projecto Curricular de Turma. Outras actividades poderão também ser incluídas no plano de acção a apresentar à Associação Bandeira Azul da Europa, desde que relacionadas com os temas.

Água

  • ·        Continuação da sensibilização para a poupança da água, por exemplo através da elaboração de folhetos ou organização de jogos. 
  • ·        Pesquisa acerca do recurso – água – em Portugal (distribuição, consumo, modo como é utilizada…) e no Concelho de Viana do Castelo, com apresentação das conclusões à comunidade escolar. 
  • ·         

  Resíduos

  • Continuação da sensibilização para a recolha selectiva de resíduos, por exemplo através da organização de jogos;
  • Construção de instrumentos musicais reutilizando materiais;
  • Construção de máscaras reutilizando materiais e eventual organização de um concurso de máscaras;
  • Organização de um concurso de árvores de Natal ecológicas;
  • Organização de um concurso de espantalhos reutilizando materiais;
  • Pesquisa acerca do destino do lixo em Portugal e no concelho de Viana do Castelo, com apresentação das conclusões à comunidade escolar;
  • Determinação da quantidade de lixo produzida nas nossas casas;
  • Reciclagem de papel;
  • Organização de uma feira/ atelier de resíduos;
  • Construção de fantoches com pasta de papel que poderão der utilizados numa dramatização relacionada com os temas;
  • Continuação da recolha de resíduos orgânicos para colocação no compostor.
  •  

  Energia

  • Continuação da sensibilização para a poupança de energia, por exemplo através da organização de jogos, elaboração de folhetos;
  • Concurso de moinhos de vento
  •  

 Transportes – Mobilidade sustentável

  • Organização de gincana/ passeio de bicicleta
  • Organização de corrida de carrinhos de rolamentos.
  •  

  Ruído

  • ·        Medição dos níveis de ruído em alguns locais da Escola, ao longo do ano complementado com uma campanha para a diminuição do ruído;
  • ·        Realização de acções de sensibilização para a redução do ruído.
  • ·         

    Espaços exteriores

  • Manutenção dos espaços já recuperados;
  • Continuação da plantação de árvores, arbustos e outras plantas;
  • Embelezamento dos espaços exteriores – construção de cercas para alguns dos canteiros, pinturas relacionadas com o Programa Eco-Escolas.
  •  

 Biodiversidade

  • Pesquisa e caracterização de espécies animais e vegetais da zona envolvente da Escola;
  • Manutenção do aquário complementada com caracterização das espécies aí existentes.
  •  

 Há ainda outras actividades que não dizem respeito apenas a cada um dos temas mas que são comuns a todo o Programa, tais como:

  • Ø     Elaboração do cartaz onde será inserido o Eco-Código;
  • Ø      Criação de uma mascote Eco-Escolas;
  • Ø       

 Poderá ser consultada mais informação acerca deste Programa na página online do Agrupamento. 

 Solicita-se aos directores de turma:

  • §               a divulgação do Programa Eco-Escolas, em conselho de turma;
  • §               o preenchimento da ficha de participação que deverá ser entregue ao coordenador do Programa Eco-Escolas.

 Ficha de participação no Programa Eco-Escolas

2013/2014

Tema ________________________________________________

Acção _________________________________________________

Ano:______  Turma_____

 

Descrição da acção   
 Objectivos   
 Recursos   
 Calendarização    
 Intervenientes   

 

 

 

Professor(a): __________________________

 

Data:_______________________   

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